pms

O Primeiro Ministro António Costa deslocou-se a Nova Deli, Índia, no dia 19 de dezembro. Na sua qualidade de Membro do Comité das Celebrações do 150º aniversário de Mahatma Gandhi, o Primeiro Ministro participou, em Nova Deli, no segundo encontro do Comité Gandhi, de grande alcance simbólico, em conjunto com altos responsáveis do Estado indiano.

Enquanto membro do Comité Gandhi, o Primeiro Ministro António Costa, um dos convidados de honra, proferiu uma intervenção na Cerimónia, sendo o único Chefe de Governo estrangeiro a fazê-lo nessa ocasião. O Comité para as Comemorações do 150º aniversário de Mahatma Gandhi foi presidido pelo Presidente da República da Índia, Ram Nath Kovind e integrou, além de altas personalidades do Estado Indiano, também nomes como o do ex-Vice-Presidente dos EUA, Al Gore, o Arcebispo Sul-Africano e Prémio Nobel da Paz, Desmond Tutu, ou o antigo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

O programa da visita à Índia incluiu ainda um encontro de trabalho com o Primeiro-Ministro Narendra Modi, e a oportunidade para aprofundamento das boas relações bilaterais e discutir temas de âmbito regional e global de mútuo interesse.

A agenda da reunião incluiu as relações económicas entre os dois países e as relações UE-Índia.

A visita realizou-se num momento em que as relações políticas entre os dois países atravessam uma dinâmica muito positiva, impulsionada pelas visitas recíprocas do Primeiro-Ministro e de Narendra Modi, em 2017.

  • Partilhe