Embaixada de Portugal na Índia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

foto 1Bem-vindos ao novo sítio da Embaixada de Portugal na Índia!
Volto ao vosso convívio 20 meses após a minha chegada a este país fascinante. Foi um tempo que passou a correr, tal a quantidade de acontecimentos que nos ocuparam e mobilizaram.
Registo em primeiro lugar a visita do Senhor Primeiro-Ministro António Costa à Índia, a primeira visita de Estado que um Primeiro- Ministro português realizou a este país. Para além de avanços significativos nos diversos diálogos bilaterais, esta visita permitiu acima de tudo retomar um caminho de amizade e parceria já ensaiado por diversas vezes nos últimos 40 anos e que nunca chegou a frutificar devidamente.
Seis meses depois e já como reflexo do êxito da visita, foi a vez do Primeiro-Ministro indiano deslocar-se a Portugal. Foi mais uma oportunidade para o estreitamento de relações e para o reforço de uma amizade que existia já entre os dois povos e que se propagou agora também e de uma forma muito particular, aos responsáveis políticos.
O resultado deste entendimento ao mais alto nível político está já a fazer-se sentir nas relações económicas, nos fluxos turísticos e nos intercâmbios culturais. A curiosidade sobre Portugal é hoje muito maior na Índia e a curiosidade sobre a Índia é hoje muito maior em Portugal.
À Embaixada de Portugal em Nova Deli cabe a tarefa de encorajar esta nova atração, dando seguimentos, propondo caminhos, aconselhando e esclarecendo, construindo pontes, projetando interesses, mas sobretudo representando Portugal junto das instituições e dos nacionais indianos.
É um trabalho constante feito de pequenos passos e de muita perseverança e que espero possa contribuir para uma cada vez maior aproximação entre Portugal e a Índia.
João da Camara
Embaixador